Declaração da WAZA sobre a série “Máfia dos Tigres” da Netflix

Date: 15/04/2020

O documentário da Netflix chamado “Máfia dos Tigres” (título original: Tiger King: Murder, Mayhem and Madness) atraiu a atenção de pessoas em todo o mundo. A série sobre um crime real composta por sete partes evidencia o manejo atroz de “zoológicos de beira de estrada” e os problemas de manter tigres, grandes felinos e outros animais exóticos como pets.

A Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA) e seus membros diferem e se distanciam deste tipo de lugares com péssimo manejo e que não respeitam a legislação e não estão acreditadas pelas associações membros da WAZA. Nós gostaríamos de pedir as pessoas que apenas visitem zoológicos e aquários que são membros da WAZA e/ou das associações regionais e nacionais reconhecidas pela WAZA.

A WAZA também gostaria de dizer que as instituições mostradas em “Máfia dos Tigres” deveriam revisar as normas estabelecidas no processo de acreditação das associações regionais e nacionais reconhecidas pela WAZA, como por exemplo, a Associação de Zoológicos e Aquários (AZA) nos Estados Unidos, para garantir que possam mudar seu manejo e prover melhores condições de bem-estar animal aos animais sob seus cuidados.

A WAZA e seus membros compõe uma valiosa comunidade que conta com diversos recursos. Estes incluem estratégias, políticas e manuais de boas práticas, que podem guiar instituições que se encontram abaixo de padrões internacionais e buscam melhorar suas condições.

Os membros da WAZA e os membros acreditados por associações regionais e nacionais reconhecidas pela WAZA mantém altos padrões de bem-estar animal e participam de esforços de conservação ao redor do mundo tanto in situ quanto ex situ. Nossos membros desempenham um papel importante em educação e conectam as pessoas com a natureza e com a vida selvagem. Estes também abordam alguns dos problemas de sustentabilidade mundiais mais importantes como a poluição por plástico, o tráfico ilegal de espécies e o óleo de palma sustentável.

A longa história de compromisso da WAZA direcionada a bem-estar animal e conservação foi destacada por meio da publicação da “Estratégias de Bem-Estar Animal e Conservação de Zoológicos e Aquários do Mundo” em 2015, que apresenta orientações e uma estrutura de trabalho para que membros da WAZA possam atingir altos níveis de bem-estar animal para apoiar aos seus objetivos em conservação, educação e pesquisa. Essas estratégias também estão disponíveis gratuitamente para não-membros.

A WAZA tem um compromisso constante com a melhora contínua dos níveis de bem-estar animal mundialmente. Como resultado disso, no ano passado, foi estabelecido uma meta de bem-estar animal de que até 2023:

• As associações nacionais e regionais vinculadas a WAZA devem ter um processo de avaliação de bem-estar animal estabelecido e este deve incluir elementos específicos aprovados pela WAZA.
• Todas as instituições membros da WAZA devem estar em conformidade com este processo.

Por meio desta meta, WAZA garante as pessoas que quando visitam um zoológico ou aquário membro da WAZA, sabem que estão visitando uma instituição acreditada que cumpre com uma série de normas rigorosas e que apresenta um compromisso continuo de proporcionar os melhores cuidados aos animais.

O outro aspecto altamente problemático de “Máfia dos Tigres” está em manter animais selvagens como pets. Animais selvagens não devem ser mantidos como pets. Isso compromete o bem-estar animal e é muito perigoso tanto para os animais quanto para as pessoas. Todos os anos, animais são retirados da natureza e vendidos no mercado ilegal de espécies para viver nos fundos da casa de algumas pessoas. Se estima que o tráfico ilegal de animais movimenta entre 7 e 23 bilhões de dólares anualmente e é responsável por dizimar populações animais globalmente para o entretenimento das pessoas. A WAZA clama que o tráfico ilegal e a posse privada de animais selvagens terminem.

A WAZA pede a comunidade que se abstenha de visitar zoológicos e aquários que não são membros da WAZA ou membros das 24 associações regionais e nacionais de zoológicos e aquários reconhecidas pela WAZA. Por meio da sua visita aos membros da WAZA e a zoológicos e aquários acreditados, você estará ajudando a esforços vitais de conservação para salvar espécies ao redor do mundo e também a garantir os melhores padrões de bem-estar animal.

Prof. Theo Pagel, Presidente da WAZA          Karen Fifield  Líder do Comitê de Ética e Bem-estar Animal da WAZA

The World Association of Zoos and Aquariums (WAZA) is the global alliance of regional associations, national federations, zoos and aquariums, dedicated to the care and conservation of animals and their habitats around the world.

© 2020 WAZA | ALL RIGHTS RESERVED | LEGAL NOTICE | TERMS OF USE | SITEMAP | PRIVACY POLICY | SITE BY INZONE